terça-feira, 9 de outubro de 2012

salão de beleza - higiene - textos informativos e narrativos 5


Cabelo não, CA-BE-LÃO!

Descrição: Gabi Andrade
Todo mundo tem cabelo; quer dizer, alguns bebês nascem carecas. O meu avô João, por exemplo, também é careca. É que ele já perdeu todos os seus cabelos. o senhor Tomás, meu vizinho, também é careca, mas parece que ele não gosta, porque resolveu colocar uma peruca, e todo mundo sabe que ele usa cabelo de mentira...

Você nem imagina como é meu cabelo, nem sei se dá pra explicar só com palavras. lá em casa ninguém é assim. minha mãe fala que eu tenho cabelão igual ao da minha bisavó.Tem cabelo de todo jeito: comprido, curto, enrolado, arrepiado, cheio, loiro, preto, fino, vermelho, ondulado, tingido, castanho, duro, mole, crespo, embaraçado. o meu é assim: comprido, cheio, arrepiado e enrolado. Dá pra acreditar? Ele parece um capacete, uma montanha, um chapéu bem esquisito; deu pra imaginar? Quando eu lavo a cabeça, é um deus nos acuda pra desembaraçar. Lá na escola todo mundo fala do meu cabelo: 


– Anita, que cabelão!
– Anita, tira esse cabelo da frente.
– Professora, eu não enxergo na lousa por causa do cabelo da Anita.
– Eu perdi o gol por causa da Anita!
– Anita, tira o cabelão da frente!


Pois é, eu tenho um cabelão, mas cabelão com letra maiúscula: cabelão! Fico com vergonha dele, e na hora do intervalo nem saio da classe. o cabelo chama muito a atenção... Dias atrás, soube que iria chegar um menino novo na classe, de nome Hassan. ele vinha de um país que fica lá na África, chamado Angola. “Como será que é o cabelo dele?”, pensei na hora. Ele deve ter um cabelo normal, como todo mundo tem.

A professora fez um sorteio para ver com quem o Hassan iria dividir a carteira, e adivinha com quem foi? comigo, justo comigo. Já até imaginava ele reclamando do meu cabelo. Ai, ai, ai... mas você não vai acreditar no que aconteceu: quando Hassan chegou à escola, todo mundo ficou de cabelo em pé. É que ele tem um cabelo, comprido, cheio, arrepiado e enrolado, igual ao meu!

Nenhum comentário: